10.10.11

a curiosidade matou o gato

No DN deste Sábado saiu uma notícia sobre o nosso estimado Presidente da República e a sua participação, considerada extremamente activa, na rede social do Twitter. Para quem não gosta de ler muito, ou mesmo para quem gosta mas não está com a mínima pachorra, isso arranja-se: é só clicar aqui e apreciar os 2 ou 3 parágrafos disponíveis. Mas nós aqui no blogue (oh pra mim, sou tão importante que até já uso o plural majestático) gostamos de prestar um bom serviço informativo, sem qualquer tipo de censura, seja a lápis azul ou através de um clique de um rato. Portanto, rejubilem, oh povos batei palmas: a notícia será publicada integralmente aqui, neste cafofo cibernético. E mais, também haverá direito a uma análise meticulosa das partes que nos parecerem mais relevantes. Eu se fosse à CNN metia-me a pau...

Cavaco Silva é o "mais curioso dos líderes"
Twitter. É o Presidente que mais segue outros chefes de Estado. Mas também duas "sex shop".
Pronto, ainda agora começou e isto já promete. Mas reparem, eu até percebo o porquê de ele seguir duas lojas destas. Entre deslocações oficiais, encontros com chefes de Estado que não lembram ao menino Jesus e ter que aturar velhos e velhas por esse Portugal fora, que devem conseguir mastigar bolo-rei com a boca mais fechada do que o próprio... Vá, vocês também não procurariam um escape a toda esta logística presidencial? Pois está claro que sim, com certeza. 

O Presidente da República está entre os chefes de Estado que mais uso faz da rede social do Twitter, analisou a revista Wired, especializada em ciência e tecnologia, na sua edição britânica. O artigo sobre "diplomacia internacional" pelo Twitter, divulgado no número de Agosto, mostra que líderes mundiais se seguem entre si. E aqui mora uma surpresa - Cavaco Silva está em destaque. Referido como o "mais curioso dos líderes", Cavaco segue, de forma unilateral, o que dizem 69 outros chefes de Estado. Mas o Presidente é seguido reciprocamente por duas "contas" oficiais: a do primeiro-ministro e do Presidente da Coreia do Sul - cujos perfis se encontram totalmente em coreano. Para além do Presidente da República, que segue 290 perfis, a lista de líderes mais activos nesta rede social também inclui Barack Obama (o líder americano tem mais de 10 milhões de seguidores), o "número 10" de Downing Street (sede do Governo britânico) e o Presidente da Bulgária.
Bom, vamos lá a ver se nos entendemos. Ponto 1: para mim, o facto do homem estar em destaque por alguma coisa positiva já é notícia suficiente. Ponto 2: não deixa de ser irónico o número de líderes que o Presidente segue, tendo em conta que a notícia fala de sex shops. Ponto 3: oh Aníbal, vê se acordas para a vida. Ninguém te curte homem! Nem a Dilma te segue, e ela fala a mesma língua que tu (salvo seja). Não percebes uma indirecta quando ta metem à frente? Os únicos que te seguem são coreanos... COREANOS! Se o gabinete de imprensa às vezes nem português entende, vai entender coreano? Fantástico. Ponto 4: alguma vez na vida, o bendito do Cavaco haveria de estar na mesma lista que o Barack Obama, nem que fosse por causa das redes sociais. 

Apesar do protagonismo dado ao Twitter de Cavaco Silva, o perfil oficial da Presidência também é mencionado na revista, que é seguido, por exemplo, pela Comissão Europeia e Secretaria de Estado de Comunicação do Governo espanhol. A maior surpresa estás nas contas que Belém segue. Para além dos perfis institucionais e outros pessoais, a Presidência segue também duas sex shop. Entre organizações não governamentais (DoSomething, Agir Hoje), perfis com conotações partidárias (JSD Portimão, PS Madeira) e contas institucionais (Instituto Confúcio da Universidade de Lisboa, Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação), o Twitter oficial da Presidência acompanha as duas lojas de produtos eróticos que figuram entre os 8029 perfis - a Love Shop Sex Shop e a Anjos do Pecado.
Ora então... Ao menos o Twitter da Presidência é mais conciso. Para não se arriscar a passar a vergonha de ser seguido apenas por coreanos, a estratégia é simples: Belém não segue ninguém, Belém é seguido. É outro nível meus caros leitores. A Presidência tem mais que fazer do que andar à procura de todos os outros chefes de Estado para os seguir nas redes sociais. Mas tem de se dar o desconto: com ou sem líderes mundiais, para o figurino não ficar totalmente estragado, temos ONG's, perfis partidários, contas institucionais e sex shops. Exactamente, sex shops. Que se dane a diplomacia, seguir lojas eróticas é que é. Toda a gente quer, toda a gente gosta. 

Sediada em Santarém, a primeira loja é a que tem a página mais actualizada, tendo o seu último acesso a data de 1 deste mês. Já a segunda loja, situada em Matosinhos e que se apresenta na plataforma social como "a primeira sex shop em Portugal dedicada ao prazer da mulher", segue 366 contas e não actualiza a sua página desde Março. Estes perfis servem como meio de divulgação dos respectivos websites das lojas.
Adoptemos novamente a estratégia dos pontos. Ponto 1: é bom ver que não só o Presidente segue duas sex shop, como também não se limita geograficamente. Uma é no Ribatejo, outra é no Norte. Siga para a frente homem, toca a adicionar todas as lojas por esse Portugal fora. Para quê restringires-te apenas a dois distritos? "Ah e tal eu sou Presidente, se calhar não fica bem". Oh Aníbal, já perdias uns minutos a olhar para o que o teu staff anda a fazer nas contas que te representam, digo eu. Ponto 2: o facto de seguires "a primeira sex shop dedicada ao prazer da mulher" pode querer dizer muita coisa. A verdade é que sempre ouvi dizer que uma vida sexual activa e sem qualquer tipo de pudor é meio caminho andado para um casamento feliz e duradouro. Se isto for tudo para manter a Maria contente, então tens a minha benção. Sim, que isto de a senhora já ter uma certa idade não quer dizer nada. Por outro lado, também pode ser aquilo que eu já tinha referido, uma mera distracção de toda a burocracia presidencial. Pronto, quer dizer... Se te queres distrair, vê um filme. Agora tem lá atenção ao tipo de filme que escolhes. Não é para te ofenderes com isto filho, é só um conselho de amiga.

O DN procurou desde 28 de Setembro obter um comentário da assessoria de imprensa de Belém, por mail e telefone (para perceber os critérios usados na gestão dos perfis do Twitter), mas a única resposta obtida foi que "se o senhor [assessor] não atende, é porque não quer responder".
Só eu é que sei as vezes que peguei no bendito do telefone e liguei para tudo quanto era número associado a Belém. Quando me identificava, só faltava a senhora dizer "você está a chatear-me outra vez?!"...mas com outro tipo de palavreado. Isso ou então a senhora começar a convidar-me para ir lá tomar um cházinho. "Olhe, já que agora somos tão amigas, não quer vir cá ter para irmos lanchar juntas? Eu tenho meia-hora e você?". Se bem que, tendo em conta a maneira como os telefonemas terminavam, ainda me arriscava a levar com o bule na cara. Anda aqui uma pessoa a ser educada e simpática e afins para a coisa depois se resumir a isto:
Eu: Pronto, okey, então muito obr...
Senhora de Belém: Okey, adeus *clic*
E pronto, é este o tratamento que uma aspirante a jornalista recebe quando quer tentar descobrir alguma coisa que, muito provavelmente, vai embaraçar alguém. Mas pronto, a notícia saiu e até agora não recebi nenhum telefonema a convidar-me, muito educadamente, para desaparecer do País. Se isso acontecer, ao menos que seja para um sítio onde haja acesso à internet. É só isto que peço.

2 comentários:

Mafalda disse...

E eu sou testemunha dos telefonemas! Só espero que não te mandem para a Coreia do Norte que diz que 'agora' se anda a passar lá muita fominha e a internet diz que não é muito boa, muito livre...

A. disse...

É o que eu digo, familiaridade. Já está construída toda uma relação de amizade entre a minha pessoa e a senhora que me atendeu os telefones durante a semana e meia que andei a ligar. Foi tão bonito.
Em relação à Coreiá.... Epáaa... Um bocadinho mais para o lado, não?